O que é Energia Química e quais suas aplicações

Hoje vamos aprender o que é energia química, quais são a suas aplicações no dia a dia, os benefícios e os desafio do seu uso e onde encontrá-la
Compartilhe:

Hoje vamos aprender o que é energia química e descobrir exemplos práticos do seu uso. Mas, antes de falarmos sobre ela, é importante saber o que é energia.

O que é energia?

Então, a definição científica de energia é que ela é a capacidade de realizar trabalho. Quanto ao trabalho, podemos defini-lo como sendo a ação de uma força que faz algo se movimentar por uma certa distância. Ou seja, quando você está pedalando em uma bicicleta, por exemplo, você está realizando trabalho.

Outros exemplos de trabalho são, quando você empurra uma caixa, ou quando um carro está se movendo. Dessa forma, para que várias coisas do nosso cotidiano aconteçam, é necessária a realização de trabalho. Assim sendo, para realizar trabalho é necessária energia. Podemos dizer que a energia é a capacidade de fazer algo acontecer.

O que é Energia Química?

Podemos dizer que a energia química é uma forma de energia que fica armazenada nas ligações químicas. Assim, quando a reação química ocorre. Essa energia acaba sendo liberada ou absorvida.

Energia Química

Pois, durante uma reação química, acontece a quebra e a formação dessas ligações entre os átomos. E com isso, a energia contida nessas ligações acaba sendo liberada ou absorvida. Essa, ainda, pode se transformar em outras formas de energia, como o calor ou o movimento.

Saiba sobre as transformações químicas em: como reconhecer as transformações químicas da matéria

Como a energia química é armazenada?

A energia se armazena nas ligações entre os átomos. Assim, quando essas ligações se formam, a energia presente no ambiente é absorvida e armazenada nas ligações químicas. E, quando essas ligações se quebram, essa energia que estava armazenada é liberada para o ambiente.

Além disso, a energia química se apresenta em vários compostos. Como, por exemplo, nas substâncias orgânicas, como carboidratos e lipídios, nos compostos inorgânicos, como baterias e pilhas. Ainda, esses materiais têm a capacidade de liberar energia quando as reações químicas ocorrem.

Os carboidratos e lipídios liberam a energia responsável para nós podermos fazer nossas atividades do dia a dia, como andar e falar, por exemplo. As baterias e pilhas liberam energia química transformada em energia elétrica utilizada para ligar nossos celulares, por exemplo.

Como a Energia Química está presente no nosso cotidiano?

Podemos observar essa energia em várias situações do nosso cotidiano. Como, por exemplo:

  • Nos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, que utilizamos para movimentar como carro e moto.
Gasolina exemplo de energia química
  • Nas baterias de celulares, que, como mencionado acima, nos permite utilizar esses dispositivos longe de tomadas.
Bateria de celular: exemplo de energia química
  • Nos alimentos que comemos para obter energia.
Alimentos Fonte de energia Química

Dessa forma, podemos perceber como essa energia é importante para nossa vida.

Benefícios e desafios do seu uso

Certamente o uso desta energia nos traz muitos benefícios, mas também traz muitos desafios que precisamos superar. Assim sendo, listei alguns dos benefícios do uso da energia química:

  • Como a Versatilidade: pois essa energia pode ser convertida em outras formas, como eletricidade, calor e movimento, possibilitando sua utilização em diferentes setores.
  • A sua disponibilidade: pois, existem diversas fontes dessa energia. Como as pilhas e baterias, no entanto, algumas dessas fontes não são renováveis, como os combustíveis fósseis, e outras são renováveis, como a biomassa.

No entanto, com o uso dessa energia, identificamos alguns desafios, como:

  • A emissão de gases poluentes: pois, a queima de combustíveis fósseis libera gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e a poluição do ar.
  • A dependência de recursos não renováveis: já que muitas das fontes dessa energia podem se esgotar, como o petróleo e o carvão. O armazenamento e o transporte: porque a energia química precisa ser guardada e transportada com segurança.

Portanto, a busca de soluções e de tecnologias são importantíssimas. Pois, assim, poderemos minimizar seus malefícios e maximizar seus benefícios.

Conclusão

Logo, percebemos que energia química tem papel fundamental em nosso dia a dia. Ela se mostra presente de várias maneiras, como, por exemplo, no funcionamento do nosso corpo, na produção de alimentos e no desenvolvimento de tecnologias. Por último, podemos notar que sem a energia química não teríamos como obter energia dos alimentos, movimentar nossos carros e motos, ou utilizar dispositivos eletrônicos como nossos celulares.

Fontes:

ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de Química: Questionando a vida e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

Química cidadã: volume 2: Química: ensino médio, 2ª série / Wildson Luiz Pereira dos Santos (coord.). — 3. ed. — São Paulo : Editora AJS, 2016. — (Coleção química cidadã).

Imagens de rawpixel.com no Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *